
A construção do Planejamento Referencial das turmas de 5º Ano, evidenciando as correspondências entre as habilidades da BNCC e as habilidades da Matriz de Referência do SAEB, vem sendo intensificada por um grupo de estudo constituído pela Supervisão Pedagógica do ciclo complementar dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O documento será apresentado aos professores durante a Jornada Pedagógica, para avaliação, ajustes e validação, passando a compor os instrumentos norteadores para os planos de aulas a partir deste ano letivo de 2025, na Rede Municipal.
O objetivo é garantir que todas as habilidades da Matriz de Referência do SAEB previstas para Língua Portuguesa e Matemática sejam trabalhadas com as turmas. Nesta previsão, são consideradas as habilidades já consolidadas nos anos anteriores, que, de forma específica, os alunos terão contato em oficinas para reforço e/ou recomposição da aprendizagem.
Tendo como orientadora a Professora Nancy Caldas, o grupo é dirigido pelo Supervisor Cristinaldo Sampaio, e tem como membros as Coordenadoras Pedagógicas Nilzete Braga e Siméia Veloso, e a Articuladora de Área, Professora Fernanda Ferreira Santana.
O Secretário de Educação, Iury Mendes, destaca que as correspondências entre as habilidades da BNCC e as da Matriz de Referência do SAEB tendem a fortalecer a qualidade do planejamento de aula na Rede Municipal. “Nossos professores vão contar com um instrumento de planejamento que apontam as aprendizagens mais essenciais para serem intensificadas”, considera.