SEMINÁRIO ABORDOU "ACESSO À ESCOLA, PERMANÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL" NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 14 de novembro de 2023 SEMINÁRIO ABORDOU "ACESSO À ESCOLA, PERMANÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL" NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O VIII Seminário da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado na segunda-feira, 13 de novembro, contou com grande participação de educadores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. A última edição do evento havia ocorrido no ano de 2017.

O resgate do Seminário da EJA foi importante em razão do fortalecimento desta modalidade, neste ano letivo de 2023, quando o município desencadeou um conjunto de ações objetivando avançar na meta prevista no Plano Municipal de Educação (PME) para esta modalidade de ensino.

Pela tarde, a programação ocorreu na Câmara de Vereadores, e a noite, no Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho. Além das discussões técnicas e pedagógicas, grupos de estudantes desenvolveram apresentações culturais orientados por professores.

Com o tema “Acesso à Escola, Permanência e Inclusão Social”, as discussões giraram em torno de práticas motivacionais que incentivem a permanência do aluno na escola, além dois incentivos que vem sendo disponibilizados pelo município através do Programa de Incentivo à EJA e Erradicação do Analfabetismo.

O Secretário de Educação, Iury Mendes, mencionou os investimentos realizados para o fortalecimento da EJA na Rede Municipal, buscando garantir o direito à educação para a população de jovens e adultos. Entre as ações com foco pedagógico, ele destacou a importância da formação continuada em atividade para os professores, bem como os gestores e coordenadores pedagógicos.

A Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Professora Marcleide Mendes Vasconcelos, na abertura do evento, disse que o colegiado realizou visitas em unidades escolares, neste ano letivo, e considerou que existe um importante significado motivacional na vida de adultos e idosos que mantém frequência regular na EJA. Na parte da noite, ela ministrou uma oficina sobre a avaliação da aprendizagem especificamente nesta modalidade.

A Coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Professora Shirley Oliveira Rodrigues dos Santos, destacou a importância do combate ao analfabetismo, e explanou sobre a Meta 9 do PME que estabelece estratégias da EJA a serem cumpridas pelo município.

Os participantes receberam certificados de uma carga horária de 8 horas, expedidos pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com o CME.

Clique aqui no Relatório do VIII Seminário da EJA e confira informações e relatos sobre as explanações, abordagens, experiências apresentadas, práticas sugeridas e alguns materiais.