REDE MUNICIPAL ADERE AO PROGRAMA "ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL" 02 de agosto de 2023 REDE MUNICIPAL ADERE AO PROGRAMA "ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL"

A Rede Municipal de Ensino de Anguera aderiu ao Programa ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL, lançado pelo Ministério da Educação visando ampliar o tempo de permanência do aluno na escola.

A implantação gradativa do Ensino Integral está prevista como meta no Plano Municipal de Educação (PME). Até então a experiência da jornada escolar em dois turnos contemplava um pequeno número de crianças, com oferta apenas na Creche Escola Maria Vitória Correia.

Neste ano letivo de 2023, de forma gradativa, a oferta de turmas com a jornada escolar em dois turnos vem sendo uma experiência também nas escolas Vitor Bezerra Lola, Érico Sophia Brandão, Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho, Leôncio Horácio de Almeida e Cezário Boaventura de Jesus.

Alunos do 5º Ano da Escola Érico Sophia Brandão (foto) estão mantendo uma frequência considerada positiva no contraturno. Eles desenvolvem atividades complementares de Língua Portuguesa e Matemática, e também participam de atividades lúdicas de motivação no ambiente escolar. “A Rede Municipal vem conscientizando os pais acerca de que o ensino integral não se resume a reforço, e sim, à ampliação da carga horária”, destaca o Secretário de Educação, Iury Mendes.

RECURSOS PARA MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Através da adesão ao Programa ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) irá efetuar aporte financeiro para contribuir com a manutenção e desenvolvimento do ensino, voltado às turmas integrais.

COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO EM TEMPO INTEGRAL

A Rede Municipal de Ensino criou uma comissão de estudo interescolar para discutir o currículo no ensino integral. O grupo vem desenvolvendo um cronograma de reuniões e encontros com acompanhamento do Conselho Municipal de Educação (CME).