Técnicos da Seção de Transporte Escolar, conselheiros municipais de educação, membros do Conselho do Fundeb, representante dos pais de alunos e integrantes da Comissão Municipal de Supervisão e Fiscalização do Transporte Escolar, participaram de um Encontro de Formação em Transporte Escolar, na quarta-feira, dia 04/12, no Centro de Formação de Profissionais da Educação Geraldo Leite, na Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana.
O evento foi promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar no Nordeste (Cecate-NE), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
O encontro discutiu sobre os avanços na política de transporte escolar no Brasil, reforçando a importância dosa municípios atuarem com planejamento técnico, monitoramento, transparência e cooperação com a união.
Estiveram presentes dez (10) participantes do município de Anguera, entre os diferentes segmentos, reforçando o compromisso com as ações visando constante melhoria no funcionamento do transporte escolar.
A Expositora Kelli Consuelo Almeida de Lima Queiroz, que é doutora em Educação com ênfase nas Políticas Púbicas e Gestão Educacional, destacou a necessidade da integração entre as gestões municipal e estadual, enfatizando que o transporte escolar deve funcionar como ferramenta essencial de inclusão. Ela considerou que “o sistema só cumpre sua função quando remove barreiras e assegura que nenhum estudante fique impossibilitado de frequentar a escola por questões geográficas, regionais ou socioeconômicas”.
O Professor Poty Lucena, coordenador da CECATE/Nordeste, enfatizou o protagonismo do estudante, destacando que “o transporte existe para garantir o acesso de cada aluno à educação”. Ele ressaltou que “as famílias depositam confiança no ente público ao entregarem seus filhos ao transporte escolar, e isso reforça a responsabilidade de todos os profissionais envolvidos”, explanou.
O Professor Marcos Wilians de Jesus, especialista em sistemas, detalhou sobre o aperfeiçoamento e as atualizações do Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar, denominado Sistema SETE, que passa a integrar informações de rotas, frotas, motoristas, alunos atendidos e demandas específicas, oferecendo rastreabilidade e gestão precisa.