CME/ANGUERA PREMIADO COM EXPERIÊNCIA EXITOSA EM NÍVEL NACIONAL
01 de dezembro de 2025
CME/ANGUERA PREMIADO COM EXPERIÊNCIA EXITOSA EM NÍVEL NACIONAL

O protagonismo do Conselho Municipal de Educação de Anguera (CME/Anguera) durante o processo de elaboração da Política Municipal de Educação Integral em Tempo Integral foi destaque no XXXIV Congresso Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, realizado em Fortaleza, no Ceará, nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2025.

Durante o evento, a Coordenadora da UNCME/Bahia, Professora Gilvânia da Conceição Nascimento, fez a exposição do banner constando as fases de elaboração e participação do colegiado na elaboração da Política Municipal de Educação Integral em Tempo Integral, e recebeu o certificado de 1º Lugar no Exercício da Função Consultiva, conferido ao CME de Anguera.

A Coordenadora Estadual representou o CME de Anguera, na impossibilidade da presença dos conselheiros locais.

Anguera foi o único município do Estado da Bahia que teve experiência exitosa selecionada em nível nacional. Em todo o país, foram premiados 46 projetos.

Com o título “A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL COMO DIREITO HUMANO NO MUNICÍPIO DE ANGUERA-BA”, o relato de experiência apresentado pelo CME de Anguera enfatizou a ação colaborativa do colegiado na construção da política, bem como a atuação na análise, elaboração de pareceres, mobilização em audiências públicas e promoção de formações para os diversos entes envolvidos no processo.

A Política Municipal de Educação Integral em Tempo Integral foi sancionada pelo Executivo Municipal através da Lei Nº 335, de 30 de maio de 2025, tendo sido aprovada pelo CME/Anguera por meio do Parecer CME Nº 02, de 18 de junho de 2025.

A Presidente do CME de Anguera, Professora Marcleide Mendes Vasconcelos, informa que a elaboração do relato de experiência foi feita no mês de setembro deste ano, e reuniu toda trajetória de acompanhamento do colegiado nas ações de tempo integral desenvolvidas pela Rede Municipal de Ensino desde o ano de 2023. “Esse reconhecimento representa o compromisso e empenho de todos os conselheiros, a relação institucional positiva com a Secretaria Municipal de Educação, a parceria estabelecida com as escolas e o alcance das ações junto à comunidade local”, considera a Presidente.