GESTÃO MUNICIPAL APRESENTA PESQUISA EM DOMICÍLIO PARA LEVANTAR DEMANDA DE PESSOAS FORA DA ESCOLA
02 de dezembro de 2025
GESTÃO MUNICIPAL APRESENTA PESQUISA EM DOMICÍLIO PARA LEVANTAR DEMANDA DE PESSOAS FORA DA ESCOLA

O Prefeito Mauro Vieira e o Secretário de Educação, Iury Mendes, apresentaram aos secretários municipais de todas as pastas, as estratégias da Pesquisa Municipal Educacional em Domicílio (PMED), instituída para identificar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos fora da escola. O encontro ocorreu no Gabinete do Prefeito, no início da manhã desta terça-feira (02/12).

A PMED será realizada através de visitas domiciliares nas residências, objetivando identificar a demanda de pessoas fora da escola, para fins de subsidiar a disponibilização de vagas na Rede Municipal de Ensino, nas etapas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Secretário de Educação, Iury Mendes, explica que uma das prioridades é utilizar as informações para mapeamento da demanda existente por vagas em creche. “Atualmente o município possui três obras de escolas infantis ou creches em andamento, e precisamos acompanhar desde agora a demanda por essas futuras vagas, como forma de planejamento”, esclarece.

O Prefeito Mauro Vieira destaca que o município de Anguera está construindo uma das melhores estruturas educacionais em nível de rede física escolar municipal, no estado da Bahia e no país, proporcional à sua população. “Temos três obras de escolas infantis ou creches em andamento, sendo uma na sede, uma em Guaribas e outra em Areia, uma escola de Ensino Fundamental com as obras bastante avanças na sede do município, e outra escola que estamos iniciando o processo de licitação. Alem disso, mantemos constantes reformas e manutenção das unidades escolares existentes”, acentua.

SOBRE A PMED

A Pesquisa Municipal Educacional em Domicílio foi instituída pelo Prefeito Mauro Vieira por meio do Decreto Nº 140,de 19 de novembro de 2025. Sua logística atenderá aos critérios regulamentados pela Portaria SEC Nº 43/2025.

Será uma espécie de mobilização para localizar crianças ou pessoas de idade diversas, sem escolarização, ou com estudos incompletos, para fins de fornecer à Secretaria Municipal de Educação dados quantitativos para um planejamento estratégico visando a oferta de vagas, conforme a estrutura física da Rede Municipal.

Conforme o cronograma previsto, as visitas domiciliares para coleta de informações serão realizadas entre o período de 04 de dezembro de 2025 e 30 de janeiro de 2026.

PARCERIA COM ORGÃOS E ENTIDADES

Durante o encontro, o Prefeito Mauro Vieira explanou sobre a importância de uma rede de apoio entre os mais diversos órgãos municipais, em prol da educação. “Integrar a educação com outras áreas da administração pública é uma iniciativa que traz como resultado uma melhor qualidade de vida para nossa população, mais oportunidades e melhores índices de desenvolvimento em todas as esferas da gestão pública”, explica.

A PMED será realizada em conexão direta com a campanha FORA DA ESCOLA NÃO PODE, idealizada pela UNICEF e disponibilizada para todos os municípios brasileiros. “O sentimento é mostrar a importância da escola na formação humana do cidadão, como forma de conscientizar sobre o acesso e a permanência do estudante, mantendo frequência regular”, pontua o Secretário Iury Mendes.

Além dos mais diversos órgãos públicos, a PMED conta com a parceria do Fórum Municipal de Educação (FME) e do Conselho Municipal de Educação (CME). Durante sua realização, diversos setores da sociedade civil serão mobilizados para busca de apoio, divulgação e conscientização da população.