PROFESSORES DO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO DISCUTEM O CURRÍCULO EM TEMPO INTEGRAL 24 de novembro de 2023 PROFESSORES DO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO DISCUTEM O CURRÍCULO EM TEMPO INTEGRAL

Fortalecendo o movimento de implantação gradativa do Ensino em Tempo Integral na Rede Municipal, um grupo de Professores atuantes no Ciclo de Alfabetização se reuniu para discutir o currículo e as aprendizagens essenciais a serem consolidadas com as crianças da faixa de 06 a 07 anos de idade.

O encontro aconteceu na sexta-feira, 24/11, no Prédio Anexo da Secretaria de Educação, ministrado pela Formadora Cintia Rodrigues, que compõe o Comitê Municipal de Implantação Gradativa do Ensino em Tempo Integral.

O Ciclo da Alfabetização inclui o 1º e o 2º Ano do Ensino Fundamental, período em que a criança deve avançar e consolidar as habilidades mais comuns da leitura, escrita e letramento.

Neste Ano Letivo de 2023, de forma experimental, a Rede Municipal contou com um total de 58 crianças do Ciclo da Alfabetização matriculadas e estudando em tempo integral, distribuídas entre três unidades escolares: Escola Municipal Érico Sophia Brandão, Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida e Prédio Escolar Cezário Boaventura Jesus.

Cintia Rodrigues destaca a forte presença de conhecimentos que requer uma prática pedagógica lúdica e a inserção de atividades esportistas como características presentes no currículo do ensino em tempo integral. “É necessário que o currículo ofereça estímulos às crianças e contenha aspectos motivacionais para que a ampliação da jornada escolar seja vista como um atrativo, e não como uma ação cansativa”, considera.

Anguera, como os demais municípios, tem prazo estipulado até 1º de março de 2024 para estruturar a política de Introdução do Ensino em Tempo Integral, contemplando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. No cumprimento desta tarefa, os membros do comitê municipal estão atuando em diversas frentes, tanto no âmbito pedagógico, quanto administrativo e também na organização logística relacionada à parte física das escolas.